O Banco Mundial no Líbano

Há quase 18 meses, o Líbano tem sido atacado por crises compostas – especificamente, uma crise econômica e financeira, seguida pela COVID-19 e, por último, a explosão no Porto de Beirute em 4 de agosto de 2020.

Das três, a crise econômica teve de longe o maior (e mais persistente) impacto negativo. O Líbano está passando por uma depressão econômica severa e prolongada: o crescimento real do PIB diminuiu 20,3% em 2020 e a inflação atingiu os três dígitos, enquanto a taxa de câmbio continua perdendo valor. A pobreza está aumentando drasticamente.

O setor bancário, que adotou informalmente controles rígidos de capital, parou de emprestar e não atrai depósitos. Em vez disso, perdura em um sistema de pagamento segmentado que distingue entre depósitos em dólares mais antigos (antes de outubro de 2019) e novos ingressos mínimos de “dólares novos”. O primeiro está sujeito a uma forte desalavancagem por meio de lirificação de fato e cortes de cabelo (até 70% sobre depósitos em dólares). O ônus do ajuste e da desalavancagem em curso é altamente regressivo, recaindo mais fortemente sobre os depositantes menores e as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Os efeitos inflacionários são fatores altamente regressivos, afetando desproporcionalmente os pobres e a classe média. O impacto social, já terrível, pode se tornar catastrófico; mais da metade da população do país está provavelmente abaixo da linha da pobreza; uma maior proporção de famílias enfrenta desafios no acesso a alimentos, saúde e serviços básicos; assim como a pobreza, o desemprego está aumentando.

Enquanto isso, o Líbano está lidando com a pandemia COVID-19 por meio de bloqueios intermitentes e outras medidas que mitigam o impacto do vírus nas pessoas e no já fraco sistema de saúde. A vacinação, lançada em 14 de fevereiro com financiamento inicial do Banco Mundial, está progredindo de acordo com o Plano Nacional de Implantação e Vacinação COVID-19. O objetivo é vacinar 70% da população total, cidadãos e não cidadãos, em uma implantação de várias fases até o final de 2022. Estão em andamento esforços para acelerar a campanha por meio da aquisição de vacinas por meio de fontes adicionais, incluindo o setor privado.

Para além da tragédia humana, o impacto da explosão do Porto de Beirute teve implicações a nível nacional, apesar da sua concentração geográfica. Isso se soma às vulnerabilidades estruturais de longo prazo do Líbano, que incluem infra-estrutura de baixo grau – um setor elétrico disfuncional, escassez de abastecimento de água e gestão inadequada de resíduos sólidos e águas residuais – bem como fraca gestão financeira pública, grandes desequilíbrios macroeconômicos e indicadores sociais em deterioração.

Imediatamente após a explosão, o Grupo Banco Mundial, em cooperação com as Nações Unidas (ONU) e a União Europeia (UE), lançou uma Avaliação Rápida de Danos e Necessidades (RDNA) para estimar o impacto da explosão sobre os residentes, ativos físicos, infraestrutura e prestação de serviços. O RDNA seguiu uma “abordagem de todo o Líbano”, envolvendo autoridades públicas, instituições e organizações da sociedade civil. A avaliação apurou que o valor do dano ficou na faixa de US $ 3,8 a US $ 4,6 bilhões, com perdas no fluxo financeiro de US $ 2,9 a US $ 3,5 bilhões. O impacto foi particularmente severo em setores vitais para o crescimento, incluindo finanças, habitação, turismo e comércio. Até o final de 2021, os custos de recuperação e reconstrução devem totalizar US $ 1,8 a US $ 2,2 bilhões.

Com base nas recomendações do RDNA, em dezembro de 2020, o Grupo Banco Mundial, a UE e a ONU lançaram o Quadro de Reforma, Recuperação e Reconstrução (3RF) para atender às necessidades imediatas e de curto prazo do Líbano. O 3RF delineia um quadro priorizado de ações orçamentadas necessárias para apoiar a recuperação e reconstrução no Líbano. Seu objetivo é “reconstruir melhor” por meio da adoção de uma abordagem integrada focada na recuperação centrada nas pessoas e na preparação do terreno para a reconstrução de médio prazo, e no início de reformas estruturais fundamentais baseadas nos princípios de transparência, inclusão e responsabilidade.

O Mecanismo de Financiamento do Líbano (LFF) foi formalmente estabelecido em 18 de dezembro de 2020 para dar o pontapé inicial na recuperação socioeconômica imediata das populações vulneráveis ​​e empresas afetadas pela explosão, e para apoiar o Governo do Líbano na catalisação de reformas e preparação para a recuperação a médio prazo e reconstrução. O LFF proporcionará um meio importante de reunir recursos de doação e fortalecer a coerência e a coordenação do financiamento, em alinhamento com as prioridades do 3RF. Ele adotará modalidades de implementação flexíveis e forte monitoramento e supervisão fiduciária.

Construir um Líbano melhor requer uma ação rápida e decisiva, especialmente no que diz respeito às reformas. No prazo imediato, o Líbano precisa adotar e implementar uma estratégia de estabilidade macro-financeira credível, abrangente e coordenada dentro de um quadro macro-fiscal de médio prazo. Essa estratégia seria baseada em: (i) um programa de reestruturação da dívida com o objetivo de alcançar a sustentabilidade da dívida no médio prazo; (ii) reestruturação abrangente do setor financeiro para recuperar a solvência do setor bancário; (iii) novo quadro de política monetária com o objetivo de recuperar a confiança na taxa de câmbio e na sua estabilidade; (iv) ajuste fiscal em fases com o objetivo de recuperar a confiança na política fiscal; (v) reformas que estimulam o crescimento; e (vi) maior proteção social.

No médio prazo, o Líbano deve priorizar a construção de melhores instituições, bem como boa governança e um melhor ambiente de negócios, juntamente com a reconstrução física. No entanto, dado o estado de insolvência do Líbano (soberano, sistema bancário) e sua falta de reservas cambiais suficientes, a ajuda internacional e o investimento privado serão essenciais para a sua recuperação. A extensão e a velocidade com que a ajuda e os investimentos são mobilizados dependerá se as autoridades e o Parlamento libanês podem agir rapidamente nas reformas fiscais, financeiras, sociais e de governança tão necessárias. Sem eles, a recuperação e a reconstrução não podem ser sustentáveis ​​e a situação social e econômica continuará a piorar.

Fonte: Banco Mundial

 

EMPRÉSTIMO

LÍBANO: COMPROMISSOS POR ANO FISCAL (EM MILHÕES DE DÓLARES) *

* Os valores incluem compromissos do BIRD e da AID

By cclb

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